Oitava edição do seminário “Diálogos para a prática em desenvolvimento sustentável” acontece no centro do Rio

O evento, que já abordou em edições anteriores temas como a Rio+20 e Cidades Sustentáveis, versa esse ano sobre a importância do combate à desigualdade

– por Mariana Souza

 

O Programa de Pós Graduação em Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ (PPGPDS/UFRRJ) promoveu, nos dias 8, 9 e 10 de maio, o VIII seminário “Diálogos Para a Prática em Desenvolvimento Sustentável”. O evento é realizado anualmente e conta com palestras, debates, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos. O tema desta edição – “Desigualdades: Caminhos para a solução” – discutiu o 10º objetivo da Agenda 2030 (plano de ações estabelecido pela ONU em 2015, a fim de promover a igualdade e tornar o mundo mais sustentável até o ano de 2030).

O seminário aconteceu no Centro Cultural da Justiça Federal, no centro do Rio. No evento, buscou-se identificar as razões e consequências da desigualdade, considerando estratégias para erradicá-la. Professores, estudantes, gestores ambientais e representantes de ONGs e projetos humanitários fomentaram reflexões sobre o tema.

O encontro contou, por exemplo, com a presença de Wasmália Bivar, economista e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Também estiveram presentes Aline Pachamama – historiadora, indígena da etnia Puri, e idealizadora da Pachamama Editora (editora formada por mulheres indígenas) – e o cantor e compositor Luthuli Ayodele, vocalista da banda Sinara.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages